Twitter

Facebook

Twitter

Twitter
promoções

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Celulite: Lipodistrofia Ginóide


Lipodistrofia Ginóide – e, nada tímido, ataca o que a mulher tem de mais sensual: bumbum, pernas, abdômen (e até os braços!), deixando a pele ondulada, com aquele aspecto desagradável de casca de laranja, ou, pior, com ares de queijo suíço, cheia de furinhos. Dá arrepio só de pensar, não é? Mas, calma, todo mal pode ser evitado e até mesmo ela, a temida celulite, pode ser jogada para escanteio com um bom time de defesa.

Como o próprio nome sugere, a celulite é uma inflamação das células gordurosas (adipócitos), que vão ficando inchadas devido ao acúmulo do excesso de gordura no organismo. Aumentado, o tecido gorduroso comprime as veias e vasos linfáticos, gerando um edema que avoluma ainda mais esse tecido, prejudicando a circulação. Assim, os diferentes estágios de celulite vão aparecendo.

São quatro graus: grau 0 (sem irregularidades na pele tanto em pé como deitada. Ao pinçar a região, surgem apenas ondulações), grau 1 (sem irregularidades na pele tanto em pé como deitada, mas ao pinçar a região surgem as ondulações e também covinhas e depressões), grau 2 (ondulações, rugosidades, depressões e covas aparecem se a pessoa fica de pé) e grau 3 (ondulações, rugosidades e covinhas estão presentes mesmo quando se está deitada). Em casos graves e avançados, podem aparecer nódulos e haver endurecimento da pele.

Cerca de 90% das mulheres convive com esse tormento chamado celulite. Ela é agravada pela má alimentação, pela ingestão insuficiente de líquidos, pelo intestino preso, pelo sedentarismo, pelo fumo e também está ligada diretamente à hereditariedade. Como se não bastasse, as mulheres contam, ainda, com outro facilitador: os hormônios femininos, principalmente o estrogênio. Eles dirigem a gordura para regiões como o quadril e alteram as paredes das micro veias, afetando a circulação.

Como vemos, a celulite é um ciclo vicioso que, se não interrompido, tende a piorar. Portanto, mais importante do que tratar é prevenir. É assim com tudo na vida, não é mesmo? E é muito mais simples do que parece. Basta um pouco de disciplina e, bom, chega de conversa. Mãos à obra!

Dieta anticelulite

O consumo exagerado de doces, refrigerantes e gorduras (frituras, salgadinhos industrializados, óleos poliinsaturados, como os de soja, girassol, milho e arroz, margarina, manteiga, creme de leite, maionese, etc) favorece o acúmulo de gordura subcutânea e, assim, o aparecimento da celulite. Mas não é apenas isso que a gente deve fazer para se livrar, de vez, desse mal!

Pensando nisso, o Bem Leve desenvolveu uma dieta completa especial para você dar adeus aos furinhos. Confira!

Exercícios anticelulite

Pessoas sedentárias acabam ficando com as áreas que deveriam ter um bom aporte sangüíneo comprimidas, como é o caso dos membros inferiores, favorecendo o aparecimento da celulite. Portanto, se movimentar é fundamental para evitar o problema, até mesmo porque a celulite é gordura e, dessa forma, a manutenção da boa forma, através da alimentação e da atividade física, é essencial para que ela não se alastre.

Opte pelos exercícios de musculação para os membros inferiores e pelas atividades aeróbias, como caminhada, corrida, bicicleta e natação, que aceleram o metabolismo, ajudando a queimar a gordura corporal. Os exercícios aeróbios devem ser praticados diariamente durante pelo menos meia hora. Aproveite, também, para trocar o elevador pelas escadas.

Já os exercícios localizados são igualmente uma excelente pedida. Devem ser feitos pelo menos três vezes por semana e estar associados aos aeróbios. Para os membros inferiores, pratique o agachamento, glúteo quatro apoios e abdominais. Já para os membros superiores, trabalhe a remada e o tríceps. O ideal é fazer três séries de 15 repetições em cada exercício, com intervalo de 40 segundos entre elas.

Terapia de choque

Agora que você já prometeu a si mesma evitar o surgimento de mais furinhos com uma boa alimentação e exercícios físicos regulares, veja como tratar os já existentes e, de quebra, ajudar, também, a prevenir a celulite. Inclusive é nessa fase – a prevenção – que os tratamentos apresentam os melhores resultados, uma vez que eles conseguem agir apenas nos planos mais superficiais da pele, não alcançando a celulite de grau mais elevado. Confira meu tratamento com cas últimas novidades e lembre-se: os tratamentos duram, em média, entre 10 e 15 semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário